
Espectáculo da ARTE TOTAL do dia 25/10/08 adiado
Por motivos relacionados com a saúde de algumas intérpretes da "Arte Total", o espectáculo de dança marcado para o dia 25 de Outubro não se poderá realizar. No entanto, o evento fica adiado para o próximo dia 22 de Novembro às 21:30. Os responsaveis do Centro Cívico pedem desculpas pelo facto e agradecem a compreensão de todos.

Inauguração da exposição de pintura de Rocheteau em 11/10/08 - retrospectiva

Ainda muito jovem, já admirava corpos esculturais femininos nas pinturas por ele produzidas e isso serviu-me de estímulo para criar os meus próprios desenhos. O meu objectivo final passa por colocar na tela objectos de culto construindo com isso o meu mundo pictórico".
Teatro do Oprimido no Auditório e inauguração de exposição de pintura na Galeria. Dia 11 de Outubro de 2008 às 21:45
No próximo dia 11 de Outubro de 2008, o auditório do centro será o local se estreia do resultado do recente workshop levado a cabo pelo Grupo Juvenil da Nova Comédia Bracarense. Trata-se do "teatro do oprimido", um género teatral raramente explorado em Portugal.
Este género teve origem no Brasil com Augusto Boal, tendo-se expandido posteriormente para outros países da Europa. No nosso país, apenas em Lisboa e no Porto se verificaram algumas experiências neste campo artístico. A principal característica que distingue o "teatro do oprimido" de outros géneros teatrais mais comuns é a constante interactividade, já que permite grande espaço à participação directa do público. Neste âmbito, é campo fértil para o debate e intervenção político-social.
No dia 11 serão apresentadas ao público várias problemáticas que suscitarão naturalmente reacções diversas por parte dos espectadores. Na entrevista realizada a Pedro Kayak, principal responsável pelo workshop e que pode ser vista no site http://www.youtube.com/watch?v=_JdnKIqEvNU&eurl=http://ncbjovens.blogspot.com/, podemos conhecer um pouco mais das experiências produzidas pelo "teatro do oprimido". Este género teatral pode inclusivamente ser usado em contexto terapêutico ao "permitir-nos livrar dos nossos demónios, trazer-nos a confiança e o conhecimento do nosso próprio poder e capacidade para lidar com a opressão".
No fundo o que se pretende fazer no dia 11 pelas 21:45h no Centro Cívico é convidar os espectadores a "subirem ao palco e alterarem a cena opressora conforme a sua opinião e democratizar o teatro"
Pedro Kayak - responsável pelo workshop do Teatro do Oprimido/
Alguns elementos participantes do Grupo Juvenil da NCB
Paralelamente decorre a inauguração da exposição de pintura contemporãnea de Manuel Gomes Teixeira na Galeria do Centro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)