O Museu Etnográfico e a Galeria

O Centro Cívico dispõe de uma serie de valências culturais que constituem uma mais-valia ao panorama cultural não só restrito da freguesia mas também da própria região.
O Museu apresenta-se equipado com uma serie de objectos de carácter etnográfico representativo do passado rural e agrícola da região. É constituído também por um conjunto de fotografias que mostram algumas paisagens algumas delas já inexistentes como é o caso da antiga igreja da freguesia demolida a partir de 1894. Destaque também no museu são os quadros representativos da antiga glória do ciclismo, o Peixoto Alves que venceu a Volta a Portugal em bicicleta em 1965. Por fim fazem parte também do espólio museológico alguns vestidos do singular Concurso do vestido Pintado e algumas peças de artesanato da antiga instituição da Obra das Mães para a Educação Nacional.

A Galeria de arte tem sido também desde a inauguração do centro em 25 de Novembro de 2007 palco de mostra do talento de alguns artistas plásticos. Desde essa data estiveram patentes três exposições da autoria de António Guladas, do Programa Território e Artes intitulada "O que é o Teatro" e de Maria da Conceição Silva (ver imagem). Este é um espaço aberto que se encontra à disposição de artistas com potencial que desejem ver os seus trabalhos expostos.

Sem comentários: